Home

Seja você!

Você quer sair fora da caixa, mas não sabe como e você também se sente diferente das pessoas, como se não fosse desse mundo;

Não aceita padrões da sociedade, não quer ser igual a todo mundo;

Não quer ter uma vida mais ou menos e viver só pra trabalhar, pagar as contas, comprar uma casa, um carro, casar, ter filhos e morrer!

Não, eu não me encaixo nisso!!!

A vida é muito, muito mais do que isso!!!

Vai abaixo algumas dicas de como você pode sair dessa rotina e apenas ser você mesmo usando sua personalidade e sua criatividade:

 

Dicas:

Mude sua rotina.

A criatividade tem sucesso quando você não fica preso na mesma rotina antiga. Mesmo as menores mudanças têm boas consequências no tocante a tirar você da rotina e incentivar o pensamento criativo.

 

Saia da sua zona de conforto.

Fazer coisas novas, especialmente coisas que você não planejou ajuda você a lidar melhor com as novas situações. Além disso, ajuda a abrir a sua mente e introduzir a você novas ideias e situações que podem ajudar a criar ideias novas, ou inusitadas.

 

Seja espontâneo.

Faça coisas que você não planejou, ocasionalmente. Isso forçará você a se adaptar ao momento e a superar os problemas na hora que eles aparecerem. Você pode até mesmo mesclar isso com um projeto em execução.

Mude pequenas coisas.

Por exemplo: caminhe para casa usando rotas diferentes, todos os dias. Mude sempre a cafeteria em que você vai pela manhã.

 

Estude outra indústria.

Isso ajudará você a mostrar como as pessoas de fora do seu campo de atuação operam e lhe dará ideias que você pode incorporar no seu trabalho. A indústria pode ser completamente diferente da sua, ou ter algo compartilhado com a sua, mas deve ser diferente o bastante para lhe dar uma nova perspectiva.

Por exemplo: a pessoa da publicidade pode dar uma olhada em tópicos de psicologia, ou olhar como é a operação do tipo de negócio que será anunciado.

O romancista pode precisar ler coisas fora do campo dele (romances adolescentes), como não-ficção, mistérios e os clássicos para ter inspiração.

 

Cada vez mais o marketing digital vem crescendo no mundo, e vem quebrando conceitos de que para se ter uma renda é só com carteira assinada em horário comercial, no mundo digital você é livre, e trabalha de onde quiser, basta ter um computador e acesso a internet.

 

Mude seu espaço.

É importante ficar longe de todas rotinas típicas para poder incentivar a criatividade. A ideia de mudar é muito comum entre os pensadores criativos e de sucesso. Isso significa que, ou você cria um ritual específico para a criatividade, ou você simplesmente encontra uma forma de fazer uma pausa.

 

Saia para um passeio.

Assim como o banho, tem algo no ato de caminhar que fomenta a criatividade. Quer seja caminhar como prelúdio para o início do seu projeto criativo, ou como parte do projeto em si, caminhar ajudará você a fazer a criatividade fluir. Steve Jobs costumava ter reuniões em caminhadas para gerar ideias. Tchaikovsky andava várias vezes ao redor da sua vila antes de trabalhar em sua última criação.

Crie uma distância psicológica entre sua rotina normal e a hora da criatividade. A escritora Toni Morrison sempre assistia o sol nascer todas as manhãs antes de começar a escrever. Ela sentia que isso a ajudava a acessar sua criatividade.

 

Faça Brainstorm.

Lançar diversas ideias diferentes, especialmente aquelas que parecem um pouco exageradas, ou fora do contexto pode ser uma ótima forma de escolher algumas ideias bem legais. O Brainstorming ajuda a abrir o seu pensamento, assim você não fica preso na mesma mentalidade antiga e nos mesmos padrões de pensamento.

A fase de brainstorming não tem a ver com o que é ou não possível fazer. Evite limitar-se quando estiver fazendo o brainstorming. Esse é o momento em que todas as ideias são bem-vindas, não importa o quão bobas, ou impraticáveis sejam. Se você começar a se limitar nesta fase do projeto de pensamento, você não progredirá muito.

Evite dizer coisas para você durante esta fase que irão reprimir sua criatividade, em vez de encorajá-la. Policie-se quando disser: “Isso não vai funcionar”, “Já fizemos assim antes e não funcionou”, “Não podemos resolver este problema”, “Não temos tempo o suficiente”.

Por exemplo: digamos que você fique empacado enquanto escreve sua nova história. Em vez de ficar obcecado com a próxima fase dela, comece a lançar ideias do que pode acontecer depois, ou como a história pode progredir se não houvesse limites do que você poderia escrever (mesmo que você precise mudar o final da história para deixá-la plausível)

 

Conceitualize novamente o problema.

Parte daquilo que é encontrar soluções e ideias criativas vem da observação do problema ou projeto através de um novo ângulo. Olhar algum de uma forma nova permite que você veja todas as novas soluções que, do contrário, não teriam sido consideradas.

Vire o problema de cabeça para baixo. Isso pode ser feito tanto literalmente, quanto figurativamente; virar uma imagem de cabeça para baixo pode, na verdade, deixá-la mais fácil de desenhar, porque o seu cérebro precisa olhá-la como formas, em vez de pensar no que realmente está ali. Isso funciona mais com problemas conceituais.

Por exemplo, se você estivesse escrevendo um livro e não soubesse como guiar o protagonista até um certo ponto da história, pergunte-se “O personagem realmente precisa ser o protagonista? Como essa história funcionaria com um personagem diferente enquanto protagonista? Ou com mais de um personagem?”.

Trabalhe de trás para frente.

Às vezes, você precisa se concentrar na solução primeiro, e fazer o processo inverso a partir dela. Por exemplo: digamos que você trabalhe na publicidade de um jornal. Ele está perdendo dinheiro porque não tem recebido anúncios suficientes. Comece do final, do melhor resultado (ter vários anúncios bons). Trabalhe de trás para frente entrando em contato com os tipos de negócios e grupos que possam lhe dar os anúncios com melhor custo-benefício.

Recomendações:

Se você tem interesse em trabalhar pela internet com marketing digital mas não sabe por onde começar, indicamos um curso que te mostra passo a passo desde o início até a etapa mais avançada de como você pode ter seu negócio online… Saiba mais